Pesquisar

Playstation 4 ou Xbox 720: Rumores atrapalham mais do que ajudam?



Com a iminência de se lançar consoles da nova geração, notícias é o que não faltam. E são de todo tipo, desde claras especulações e rumores, até portais e revistas "afirmando" o que é publicado, como se suas fontes fossem as mais confiáveis do mundo.
E isso tem afetado não só os jogadores, que criam uma expectativa imensa, como também as empresas, que têm sofrido com notícias não-oficiais. Em alguns casos, elas chegam a ter prejuízo na Bolsa de Valores.
Na coluna anterior, o destaque foi o próximo console da Sony, o "Playstation 4". Agora, o destaque é o seu concorrente direto, o "Xbox 720", da Microsoft. Mais uma vez a conceituada revista EDGE, que não costuma errar, divulgou algumas notícias sobre o console. As principais são péssimas para os jogadores que costumam comprar jogos usados e para aqueles que não têm uma internet banda larga com boa velocidade. Aliás, as notícias não estão afetando apenas os jogadores, como vocês verão mais abaixo.
Fontes da revista informaram que o "Xbox 720" exigirá uma conexão de banda larga constante e conectada para que o console funcione. Apesar disso, os jogos ainda serão vendidos em mídia física, além das suas versões digitais.
Para as versões que usarem a mídia física, os jogos virão com um serial de ativação, tendo ou não multiplayer online. Ou seja, qualquer jogo para o novo console da Microsoft exigirá uma validação online, impossibilitando assim o comércio de jogos usados além do uso de jogos "emprestados".
Bastou essa notícia ser vinculada na EDGE para que as reações negativas já fossem sentidas. A GameStop, maior rede de lojas de games dos EUA teve uma queda de 6,8% nas Ações da Bolsa de Valores, de acordo com a Forbes. O pior é que 28% das vendas da GameStop são de games usados e "semi-usados", ou seja, games de mostruário. Para completar a desgraça, 48% do lucro da empresa vem justamente do mercado de jogos usados. Todos esses dados são do balanço final da empresa em 2012.
Quem não se lembra da fatídica notícia de que a Sony estaria pensando na mesma artimanha de impedir o comércio de jogos usados, além de impossibilitar que algum amigo lhe emprestasse um jogo? Pois é... No caso da Sony, ela criou uma tecnologia e até já patenteou. Só não se sabe quando ela a usará.
Mesmo assim, a fórmula da Microsoft de usar apenas um serial de validação é mais plausível, e com custo menor do que a ideia da Sony.
Obviamente que isso prejudica, e muito, os jogadores. Os únicos beneficiados com essa atitude serão as empresas, incluindo produtoras, lojas e a própria Microsoft.